quinta-feira, 7 de junho de 2007

Espiritismo

Estou tentando entender essa idéia de viver eternamente. Não tenho nada contra. Acontece que "eternamente" é muito tempo. Tempo demais.

Não podemos compreender o infinito. Os próprios espíritas dizem isso. Mas me parece que Kardec chamava o espiritismo de "ciência do infinito". Mas o infinito cabe na ciência?

A morte eterna pode nos causar medo. Mas a existência eterna do infinito não parece ainda mais apavorante? Calma, estou só fazendo perguntas.

Preciso confessar uma coisa. Assim como Pascal fez a "aposta" de que Deus existe, pois apostando nisso teria tudo a ganhar se estivesse certo e nada a perder se estivesse errado, eu também fico pensando se os espíritas não podem estar certos quanto ao terror que inspiram aos potenciais suicidas.

Vou me explicar melhor. Os espíritas dizem que a alma continua viva após a morte e que os suicidas recebem duríssima punição. Ou estão certos ou estão errados.

Se estão errados, o suicídio não tem nada demais: a pessoa que se julga atormentada foge do tormento e, mergulhando no nada, não sofre punição nenhuma.

Se estão certos, o suicídio é o pior que uma pessoa pode fazer: a pessoa que se julga atormentada se mata e acaba caindo num tormento ainda maior que o que poderia continuar a ter em vida.

Pois o que confesso é isto: eu não acredito no espiritismo, só que também não duvido. Incapaz de decidir, tenho o receio de que os espíritas estejam certos. (E, por mais um dia, permaneço viva.)

6 Comentários:

Às 8 de junho de 2007 às 15:05 , Anonymous Anônimo disse...

Amiga... só te digo uma coisa...
essas são perguntas gigantescas que estão aí pra gente sempre pensar...
E só pensar, pq conclusão a gente só vai ter qndo morrer...
O negócio é deixar pra pensar depois e agir agora!
Sei que é piegas, que qqr livro de auto-ajuda qqr diz isso mas o negócio é ser feliz agora!
Saiba que está falando com alg que já estiletou os pulsos, alg que já quase se matou com gás, que já foi internado e que era movido à antidepressivos.....
Sempre fui doente, agora estou encontrando meu caminho... só agora, depois de uns 3 anos de negritude, e uns 2 de acinzentado..
Esperança não se planta, não se diz... A gente tem que encontrar a nossa. Só queria que soubesse é possível achar graça na vida, por mais perdida que ela esteja.
Estou torcendo por você!
No meu blog tem msn e tdo mais, se quiser bater um papo ;)

 
Às 8 de junho de 2007 às 22:48 , Anonymous Anônimo disse...

Carina, li seus comentários...
Já pensou em fazer análise???

 
Às 9 de junho de 2007 às 00:45 , Anonymous Anônimo disse...

eh a primeira vez que leio
este blog ainda estou em processo de inicio!

tenho a ligeira conclusão
que vc eh como eu busca
o suicido mais também
outro caminho pra seguir
a vida, jah no meu caso
de 2 meses pra cá meu
suicido se encaminha
tento certeza tenho o prazo
e jah ateh falei pra
minha mãe que finge
que naum acredita!

eh tanta injustiça
no mundo, nas
amizades na vida
amorosa
e prinipalmente na familia
lembro de como todos aki
eram unidos de como
realmente a união
funcionava!

mais eh isto, acredito
que por minha parte
antes do fim
do mes eu jah
naum esteja mais vivo!

 
Às 9 de junho de 2007 às 01:21 , Anonymous Anônimo disse...

carina, achei teu blog muito interessante, e as perguntas que faz também!!
também tenho feito essas perguntas recentemente e, cara, é muito difícil chegar a uma resposta, mas a gente tenta né..
só te digo que não se mate [eu sei q isso tá muito clichê pra vc, mããs.. hehehe] pq vc vai ver, uma hora a felicidade vai aparecer pra vc!! pode ter certeza absoluta, eu tbm já estive profundamente depressiva, mas aí melhorei =]
acredite, vá caminhar em algum jardim, olhe a lua de noite, veja como ela é linda!! observe a natureza como é linda!!
isso me alegra às vezes, espero q funcione pra vc ;]
beijoss

 
Às 10 de junho de 2007 às 01:39 , Anonymous Anônimo disse...

Flávia, como eu escrevi agora há pouco no post, o domingo será bonito e de bastante sol.

Eu passarei esse dia próxima da natureza, mas, sabe, tem uma coisa engraçada. A solidão da natureza é uma das coisas que mais me assusta. Preciso sempre de gente perto de mim. Convido pessoas para me visitarem, e felizmente muitas aparecem!

Obrigada pelo comentário!

 
Às 12 de junho de 2007 às 16:31 , Anonymous Anônimo disse...

Interessante como sempre Carina.. dessa vez vou até me abster de qq tipo de comentário... soh direi que poderia assinar o último parágrafo como se meu fosse.

 

Postar um comentário

<< Página inicial