segunda-feira, 28 de maio de 2007

A vida é melhor quando é dura?

Quando a conquista é árdua, o prazer é maior? Queridos, isso é só um lugar-comum. Um clichê.

Existem batalhas árduas que são prazerosas em si mesmo, é verdade. Um pesquisador degusta as leituras, as corridas a bibliotecas e museus, as investigações de campo. Tudo isso são espinhos, mas também são flores. Dez anos de sacrifício compensam pelo trabalho final, pela descoberta, pela elucidação.

Mas coloquem diante desse homem apenas um mês de entraves burocráticos. Ou de carência de recursos. A batalha se tornará árdua por um motivo completamente errado.

Em vez de entrevistas sérias com especialistas, passa-se a conversações intermináveis com o orientador caprichoso e arbitrário. Ou, em vez de acessos a materiais raros em instituições de preservação, passa-se a peripécias de filas e carimbos em documentos que nunca são o suficiente. De repente, aquilo vai perdendo toda a graça.

Pra falar a verdade, tudo dá muito trabalho nessa vida.

2 Comentários:

Às 31 de maio de 2007 às 17:34 , Anonymous Anônimo disse...

Mas se tudo fosse fácil aí que não teria graça nenhuma. Você botou aquela muscia do Raul lá embaixo, em outro ponto ele diz porque foi tão fácil conseguir agora eu me pergunto e daÍ?

 
Às 31 de maio de 2007 às 18:36 , Anonymous Anônimo disse...

Sempre tento me expressar melhor, mas às vezes as pessoas não entendem o que eu digo.
Eu já não tenho interesse pelas batalhas da vida, mas fico imaginando que, para aqueles que se interessam, o legal são as batalhas que têm algum sentido. Por exemplo, estudar bastante para passar numa prova.
O ruim é você estudar bastante para passar numa prova, mas não conseguir nem fazê-la porque chega à escola e percebe que os professores estão em greve.

 

Postar um comentário

<< Página inicial