segunda-feira, 4 de junho de 2007

Por que escrevo este blog

Algumas pessoas parecem achar estranho que uma "suicida" fique aqui escrevendo sobre livros e idéias, respondendo pacientemente aos comentários, quando deveria estar estirada debaixo do edredom, desfrutando da depressão.

Mas as pessoas são diferentes, né?

Eu escrevo este blog para refletir, com a ajuda de vocês que lêem, sobre o que é a vida e a morte. Não tenho a presunção de que chegarei a uma resposta correta.

Não posso condenar o modo de vida das pessoas. Eu só não entendo direito quando alguém fala que se deve só "curtir a vida". Todo ano perdemos pelo menos um "ente querido", às vezes de forma trágica. Eu precisaria conhecer algum fundamento para "curtir" a vida nessa situação.

Conheço uma família que perdeu um integrante em acidente de automóvel, no começo do ano. Com trinta e poucos anos, tinha pais vivos, vários irmãos e dois filhos. Esses pais vivos acreditam em Deus. Segundo me consta, a mãe é espírita, ou no mínimo simpatizante. Acreditar em Deus ou na imortalidade dos espíritos não diminuiu o sofrimento desesperado de ambos.

Talvez no fundo cada pessoa saiba, sem perceber muito bem, que o Universo e a existência são estranhos demais para serem tolerados com o auxílio de qualquer "idéia" que seja.

10 Comentários:

Às 4 de junho de 2007 às 17:00 , Anonymous Anônimo disse...

Carina, Carina, Carina... Você está tentando encontrar respostas para perguntas que nos afligem e assombram há séculos: "Por que viver?", "Como viver?"... Talvez sejam perguntas extensas e complexas demais para uma vida apenas, talvez sejam extensas e complexas demais para a Razão compartimentalizar, analisar e responder. Eu prefiro procurar uma epifania, um salto intuitivo, um momento de iluminação, quando "tudo se encaixará" e, durante uma mera fração de segundo, eu entenderei o que há para entender. Na fração de segundo seguinte, a resposta me escapará, mas a lembrança de a ter vislumbrado me manterá vivo. Esperando uma outra epifania.
A esperança é tudo o que resta dentro da Caixa de Pandora, a mesma caixa que continha todos os males do mundo. A esperança talvez seja o maior mal de todos, ou talvez seja a única razão, para além de toda a Razão, de continuarmos a viver, dia após dia, tragédia após tragédia, esperando que o dia seguinte seja, se não melhor, menos doloroso.
Mas, como você já disse, as pessoas são tão diferentes umas das outras... Talvez a minha idéia de epifania e esperança, que para mim fundamenta o Universo e a existência, de nada sirva para você. E, no entanto, resta-me a esperança de que possa servir, apesar de tudo.

 
Às 5 de junho de 2007 às 08:53 , Blogger Covallini disse...

Eu sou um suicida e não é por isso que deixo de escrever textos, artigos, ler matérias, conversar com pessoas.

 
Às 5 de junho de 2007 às 09:59 , Anonymous Anônimo disse...

Kelson, para pensar é preciso tentar apagar os clichês. Não que eu consiga! Mas tento.
Um clichê é um pensamento pronto, que pensa pela gente. Por exemplo, não é verdade que um copo esteja sempre meio cheio ou meio vazio "dependendo" de quem o interpreta. Dizer isso nos induz a escolher uma interpretação. O fato é que não "depende" de nada. Um copo meio cheio é, ao mesmo tempo, um copo meio vazio.
Somos obrigados a aceitar que "a morte faz parte da vida". Mas não posso ser obrigada a gostar disso.
Tentar contrapor crianças nascendo a pessoas morrendo talvez seja, por enquanto, um clichê sofisticado, pois é somente a segunda vez que o ouço. No mínimo, é uma tendência. Mas muita gente, até mesmo que vive com alegria, se recusa a colocar mais uma vida no planeta. O que é outro clichê, por sua vez. Mas é simplista imaginar que uma criança frágil e sem história possa substituir as pessoas às quais nos habituamos e aprendemos a apreciar durante tanto tempo.

 
Às 5 de junho de 2007 às 14:08 , Anonymous Anônimo disse...

Carina, segundo preceito espírita, todos temos livre arbítrio para decidir o que faremos, nossos atos não podem ser julgados mesmo pq. cada vida é uma vida a parte e dentro dela aparecem motivos pelos quais tomamos decisões muitas vezes estúpidas, só tenho a dizer que lamento muito uma jovem como Vc. inteligente, culta, bem informada e certamente assediada por amigos e amigas pensar em algo tão "inútil" quanto se suicidar, se tua vida já não vale nada para Vc. pelo menos a use para valorizar a vida de outros que não tem teus predicados, tente fazer trabalho voluntário em creches, hospitais etc., talvez vendo as pessoas sofrerem bem mais que Vc. Vc. possa se valorizar mais.

Beijão

Arthur

 
Às 5 de junho de 2007 às 15:45 , Anonymous Anônimo disse...

Arthur, obrigada por me considerar "inteligente, culta, bem informada".
Como disse em outro lugar, as pessoas são diferentes. Algumas podem ser mais sensíveis e suportar menos dores do que outras. Num campo nazista acho que eu iria para o gás na primeira triagem.
De qualquer forma, para não dizer que eu não entendi o que você falou, vamos admitir que eu já tenha visto pessoas "sofrerem bem mais" que eu. Isso pra mim, não funciona como um alento. Pelo contrário, pois eu me coloco muito no lugar das pessoas. O meu próprio sofrimento é maior ao ver uma pessoa sofrendo.
Afinal, é insensata a sugestão de usar as pessoas que sofrem como alívio para nossas dores. O que poderíamos sugerir para aqueles que sofrem mais do que todos?

 
Às 5 de junho de 2007 às 19:11 , Blogger Covallini disse...

anônimo said...

Carina, segundo preceito espírita, todos temos livre arbítrio


Preceito espírita? Só? Crentes não? Católicos não?

 
Às 5 de junho de 2007 às 22:58 , Blogger Unknown disse...

Oi Carina.
Não estou aqui para julgar ninguém, concordar ou discordar...
Vou apenas me expressar.
Acho que cada um tem a sua opinião e eu, como tantas outras pessoas já pensei muito a respeito dessas questões e no entando, nunca pensei em tomar uma atitude radical. Penso que a vida deve ser vivida um dia de cada vez e sempre como se fosse o último dia. Acredito que temos muito a fazer e concordo com você em parte - nas idéias, não no suicídio.
Acho que nada acaba com a dor de ninguém e a parte melancólica de tudo isso é que eu penso sempre que não há como piorar as coisas.
Bom, vou deixar pra você uma frase e um poema.
"Viva como se fosse morrer amanhã, aprenda como se fosse viver para sempre." (Mahatma Gandhi)

VIDA

Para os erros há perdão;
para os fracassos, chance;
para os amores impossíveis, tempo...

Não deixe que a saudade sufoque,
que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e
acredite em você.

Gaste mais horas realizando que sonhando,
fazendo que planejando,
vivendo que esperando
Porque, embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu.

(Desconheço o Autor)

 
Às 6 de junho de 2007 às 08:10 , Anonymous Anônimo disse...

Oi, já tentei me matar...
mas depois me converti para o espiritismo. A única coisa que me impede de tentar de novo é isso. Se pudesse já tinha feito há muito, inclusive porque não encontrei quase nada que valesse a pena ficar "desse lado"... mas me conformo e espero pq um dia ela vem :)
Existe um livro espírita falando dos suicidas. Veja se é isso que vc quer encarar...

 
Às 6 de junho de 2007 às 17:54 , Anonymous Anônimo disse...

Carina,

desejo que valorize o que você tem, você é um ser, você é alguém e muito importante para Deus. Deixe de ficar sofrendo angústia e dor, deixe seu complexo inferior, dizendo as vezes que não é ninguém. O quero falar do valor que você tem, Deus está em você, o Espírito Santo está em você, fazendo gemidos inexprimíveis. Aí você pode então perceber, que para Ele há algo importante em você, por isso levante, cante e exalte ao Senhor. Você tem valor, o Espírito Santo se move em você, você tem valor!
JESUS DISSE QUE "UMA VIDA VALE MAIS QUE O MUNDO INTEIRO", OU SEJA, você é muito importante para JESUS e para nós. Ele disse ainda:
"Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Por que, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que deviéis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo ou aquilo." (Tiago: 4-13 a 15)

Deus quem está no controle de tudo!

QUEM TEM JESUS É LIVRE PARA AMAR, PARA ADORAR, NÃO SE APEGA EM TRADIÇÕES, RELIGIÕES, E VIVE DE VITÓRIAS EM VITÓRIAS...VIVA JESUS....RAZÃO DA MINHA, DA SUA, DA NOSSA EXISTÊNCIA!
Leia a Bíblia...

Sérgio Luiz

 
Às 7 de junho de 2007 às 01:45 , Anonymous Anônimo disse...

Sobre o espiritismo e sobre Jesus, escreverei um post principal, talvez amanhã. Obrigada pela participação!

 

Postar um comentário

<< Página inicial